top of page

CTeSP

Atualizado: 27 de jan.

O que são os CTeSP?


Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) constituem um curso superior de estudos que não conferem o grau académico, com 120 ECTS (Unidades do Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos) e com duração de dois anos. A conclusão do curso com sucesso dá direito a um diploma de técnico superior profissional, equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação, estando também previsto no processo e em Bolonha.


Estrutura dos CTeSP?


Cada CTeSP é único em si mesmo, mas a sua estrutura integra disciplinas de formação geral e científica, formação técnica e formação no contexto do trabalho.


Os CTeSP têm estágio integrado?


Sim, todos os CTeSP têm um estágio integrado, além disso, o estágio, que decorre em empresas e entidades que desenvolvem atividades profissionais na área para a qual o curso se prepara, e que têm capacidade para enquadrar o estagiário, é assegurado pela instituição de ensino superior.


Onde são lecionados os cursos?


A maioria dos cursos são ministrados nas instalações centrais de cada universidade, politécnicos ou mesmo centros de formação profissional qualificados.


Em que regime funcionam os cursos?


Há cursos que trabalham no regime pós-laboral e outros no regime diurno. Para ter certeza, consulte o edital de cada instituição.


Quem pode candidatar-se a um CTeSP?


  • Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, na sua redação atual.

  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.


Se eu tiver um diploma de especialização o tecnológica ou um grau do ensino superior, com que habilitação devo candidatar-me?


O candidato deve apresentar-se a concurso sempre com a habilitação mais elevada.


É possível a candidatura de estudantes internacionais em um CTeSP?


Sim, há dois concursos distintos.


Um concurso geral tem vagas para candidatos de nacionalidade portuguesa ou de um dos estados-membros da União Europeia. Este concurso geral admite ainda candidatos de outras nacionalidades que, a 1 de janeiro de 2021, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, bem como os filhos que com eles residam em iguais condições de legalidade (a residência para efeitos de estudos não conta para este efeito) e ainda os candidatos que beneficiem, a 1 de janeiro de 2021, do estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratados internacionais entre Portugal e os estados de que são nacionais.


Existe também um concurso para estudantes internacionais, que tem vagas próprias para aqueles que não são abrangidos pelo concurso geral.


Mas atenção, um estudante internacional só pode candidatar-se caso possua o equivalente ao ensino secundário português, devidamente reconhecido, caso seja detentor de ensino superior deverá também efetuar o reconhecimento do curso numa Instituição de ensino superior portuguesa. Em qualquer uma destas situações o reconhecimento tem de ser efetuado antes da candidatura, quando efetuar a candidatura já deverá ser titular de declaração comprovativa do reconhecimento. (Obs: Em algumas instituições essa declaração pode ser solicitada no ato da matrícula, dessa forma, o candidato apresenta apenas no caso de ser admito).


Uma universidade ou politécnico emite uma declaração para efeitos de Visto?


Sim, no entanto, esta declaração só é enviada ao estudante depois de terminar o prazo estabelecido para as matrículas, não sendo possível emitir esta declaração de forma antecipada antes da formalização da matrícula.


Que cursos técnicos superiores profissionais existem e onde?


Os cursos existentes podem ser consultados em:



Nos sites das instituições de ensino superior é possível encontrar informações mais detalhadas sobre os cursos, em particular sobre a atividade profissional para que preparam, o plano de estudos, as condições de ingresso e valores das propinas.


Importante: cada instituição tem as suas particularidades, se precisar de apoio contacte-nos e ajudamo-lo a encontrar a melhor maneira!


Para mais informações:




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page